top of page
Buscar

Nem só de praias vive o turismo no Brasil. Descubra o charme com "o caminho dos vinhos".

Atualizado: 28 de nov. de 2022


Conheça o que estas cidades podem te oferecer para uma incrível viagem.


O consumo e apreciação de vinho nunca foi uma tradição tão forte no Brasil, que tem um clima tropical, mas isso vem mudando nos últimos tempos. O Brasil vem tendo um aumento significativo no enoturismo. A rota do vinho está atraindo muito o interesse dos turistas nacionais e inter.


Sendo assim algumas regiões no Brasil veem ganhando destaque nesta produção que em contrapartida abraça os serviços na área de turismo proporcionando uma melhor visibilidade de seus produtos e atrações locais em seus respectivos municípios.


O que é enoturismo ?


Enoturismo engloba um conjunto de atividades que permitem que os turistas possam fazer visitas guiadas às plantações vinícolas e aos vinhedos.


Já parou para pensar qual é a história do vinho ?


Não houve grandes navegações na Idade Moderna sem o vinho. Foi o gosto dos europeus pela bebida, que, inclusive, disseminou o cultivo de uva mundo afora.

Antes disso, na Idade Média, fez parte de cada refeição - e foi a época que surgiram algumas vinícolas que existem até hoje.

Também permeou toda a cultura greco-romana, por meio da mitologia (deus Baco ou Dionísio, só escolher o seu preferido), e esteve em tumbas de faraós egípcios, civilização mais antigas da história da humanidade…


Acredite ou não, alguns arqueólogos acreditam que o vinho teria surgido na pré-história. Isso porque resquícios dos caroços de uvas foram encontradas em cavernas estudadas até os dias de hoje.


A facilidade de fermentação da uva, a partir do momento do seu cultivo, é o que induz, de certa maneira, as pesquisas sobre os homens mais primitivos já consumirem uma bebida muito parecida a um estilo mais rústico de vinho. Até o presente momento, porém, não há nenhum tipo de indício que prove que já se produzia vinho nessa época.


Em que momento, então, começou oficialmente a fazer parte da história?


Exatamente a partir da domesticação das vinhas, a partir da Revolução da agricultura. O mais aceito pelos pesquisadores é que sua origem está exatamente entre a Geórgia, Armênia e Turquia, numa região conhecida como Cáucaso.

E há quanto tempo? Nada mais nada menos que 8 mil anos.



ree

Mas chega de história! Vamos ver sobre algumas das mais famosas Vinícolas do Brasil!


Cidade de Bento Gonçalves - RS:


Bento Gonçalves é um destino tão rico em produção de vinhos que a entrada da cidade conta com um fantástico e gigante barril de vinho decorativo.


As temperaturas baixas típicas do Sul brasileiro marcam forte presença em Bento Gonçalves, deixando o passeio pelas várias vinícolas que habitam a cidade ainda mais agradável.


A primeira é a Vinícola Geisse, fundada em 1979, cujo carro chefe são os espumantes. Para muitos, o Cave Geisse é um dos melhores do país! Vale a pena ir tirar a prova.

A Vinícola Salton figura entre umas das mais famosas do Brasil não é por acaso: são mais de 100 anos de existência! Pronta para receber os turistas, a vinícola também promove minicursos!

A Vinícola Miolo também impressiona por sua estrutura! Eles oferecem visita guiada pelos parreirais e caves, além dos minicursos de degustação e desconto na loja oficial.

A Casa Valduga promete uma visita guiada ao sabor dos vinhos produzidos. Eles também promovem cursos de harmonização com queijos e vinhos para você impressionar!


Mas essas são as únicas vinícolas de Bento Gonçalves? Não! Na verdade, são mais de trinta, que estão abertas diariamente esperando sua visita. Inclusive, várias são premiadas.


Junte sua ida às vinícolas com um passeio de Maria Fumaça e delicie-se com a tranquilidade e a simpatia do povo de Bento Gonçalves."

ree
http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/

Almaúnica:

Criação dada aos irmãos Magda e Márcio Branadelli, a empresa alia tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, com base no desejo de criar produtos nos quais se expressa o amor e o carinho pelas videiras.


A Vinícola Almaúnica elabora vinhos e espumantes com o máximo cuidado e dedicação, da videira à garrafa.

ree
http://www.almaunica.com.br/almaunica/

Foto a moda antiga:


Se você gosta de fotografia também, essa é uma visita muito valida! Conheça a Fotos à moda antiga Persona fotos, tire varias fotos ao estilo antigo, conheça parte da historia de um dos maiores estilos artísticos do mundo, você não ira se arrepender.

ree
https://www.facebook.compagescategoryPhotographerPersona-Fotos-Fotos-à-Moda-Antiga-e-Rótulos-Personalizados-822517527912082

Próximo Casa Angelo, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul .


Não perca uma aventura dessa! Faça agora uma reserva e desfrute de uma bela viagem! 



Casa Valduga:

É uma das vinícolas mais tradicionais do vale dos vinhedos, ela é famosa por seus espumantes, mas ela também produz vinhos brancos e tintos de excelente qualidade.

Sr. Luiz Valduga foi por onde a vinícola começou, mas foi com a ajuda de seus filhos que a tradição foi aliada a técnicas mais modernas, com isso hoje é uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil.

ree
http://www.casavalduga.com.br/a-vinicola/

Lídio Carraro:

Essa vinícola butique foi a maior surpresa da viagem, ela ainda não tem uma bela sede, mas a qualidade dos vinhos supera qualquer expectativa.

Com uma filosofia Purista e de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo da Lídio Carraro é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem.”

ree
http://www.lidiocarraro.com/br

Entre as várias atrações para quem visita as vinícolas, informamos alumas sugestões de passeios que podem fazer parte da apreciação da viagem.

O Trem Maria Fumaça:

O passeio turístico de trem a vapor é uma das grandes atrações na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma incrível degustação de vinho. Ao tocar o sino, todos sobem a bordo de uma maravilhosa viagem com muita alegria que mostra o jeito de ser dos imigrantes italianos.

São 23 quilômetros com duração de 2 horas num agradável percurso e durante o caminho há atrações típicas italianas e gaúchas. A quem realize este passeio com destino a gramado e vice-versa por um único dia.

ree
Atração turística em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul


Miolo:

Miolo é uma das casas de vinhos mais conhecidas do país, localizada na região da Serra Gaúcha, na cidade de Bento Gonçalves. É um complexo imenso focado na enocultura que conta com vinícola, fábrica de vinho, restaurante e hotel. O empreendimento une satisfação com o prazer da produção de vinho.

ree
https://www.miolo.com.br/


Parque Temático epopeia italiana


Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região. O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil.


Visitar o parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história de um casal de imigrantes, Lazaro e Rosa, bisavós dos idealizadores Susana Giordani e Leonardo Giordani.


Em 2000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos atores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. A visita dura aproximadamente 45 minutos.

ree
encurtador.com.br/ajuQT


Cidade de Garibaldi - RS (poucos quilômetros de Bento Gonçalves):


Colonizada por imigrantes italianos, Garibaldi tem em sua área, algumas enormes casas históricas que resistiram ao tempo, mas as vinícolas abertas à visitação são as maiores responsáveis por atrair os turistas à capital brasileira dos espumantes.

Garibaldi vem construindo sua história ligada aos vinhos e espumantes no país desde 1913, quando a vinícola Peterlongo produziu o primeiro champanhe do Brasil. Hoje, grandes empresas e cantinas familiares oferecem visitação, onde os turistas podem conhecer a história, o processo de engarrafamento, degustar e adquirir os produtos.

ree


Vinícola Angheben:

Uma das mais acolhedoras vinícolas do vale dos vinhedos, Angheben fundada em 1999 comandada pelo professor de viticultura Idalencio Francisco Angheben e seu filho, o enólogo Eduardo Angheben.

A família tem a proposta de elaborar vinhos finos de grande expressão que representem fielmente o terroir da região, e que, de alguma forma, se diferenciem dos demais.

ree
https://www.facebook.com/pages/Vinícola-Angheben/150423675045860

A maravilhosa arquitetura e roteiro "PASSADAS"


Se tem uma cidade no Rio Grande do Sul que é exemplo de preservação do seu patrimônio histórico e arquitetônico essa cidade é Garibaldi. O roteiro ” PASSADAS” é brilhante e demonstra a incrível conservação das casas, capelas e prédios. É fácil percorrer o roteiro a pé e as placas em frente a cada local contam um pouco sobre a história.

Uma incrível aventura que todos merecem e devem fazer.

ree
http://www.garibaldi.rs.gov.br/

Não passe vontade! Quantas oportunidades de conhecer lugares incríveis você já perdeu? Não perca mais essa oportunidade, acesse o link e faça a sua reserva.


Oferecem atendimento personalizado com consultor? Envie-nos um email e entraremos em contato para maiores informações.



Vinícola Don Laurindo:

Ademir Branadelli é o enólogo e proprietário da vinícola, criada em 1991 que leva o nome de seu pai, Laurindo Branadelli, o Don Laurindo, um dos pioneiros da viticultura brasileira.

Ao visitá-los, não deixe de provar os tintos das variedades Malbec e Ancellotta e o licoroso elaborado com Cabernet Sauvignon e Merlot.

ree
https://www.donlaurindo.com.br/pt-br/

O Parque o restaurante da Fenachamp


Com uma localização privilegiada para paisagens incríveis, o restaurante Fenachamp é um dos lugares mais visitados em Garibaldi, O restaurante tem um grande atrativo: O almoço é servido até as 16h o que é raro na região. Vá conhecer o local, e quando chegar lá pegue uma mesa ao lado das janelas para curtir toda magnifica visão do parque.

ree
https://www.facebook.com/restfenachamp

Vinícola Chandon:

Tudo começou em 1973, quando a Maison Moët & Chandon apostou no potencial vitivinícola da Serra Gaúcha, inaugurando a Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

A Chandon é parte da Moët Hennessy, a divisão de vinhos e destilados do grupo francês LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), maior conglomerado de produtos de luxo do mundo. Além do Brasil, a Chandon produz espumantes na Austrália, Califórnia e Argentina.

ree
https://www.facebook.com/restfenachamp

Então já decidiu sua próxima viagem?

Não perca tempo, Bento Gonçalves e Garibaldi são uma das melhores aventuras que você pode ter.


Se você é um apreciador de vinhos, estes são alguns dos lugares brasileiros que você precisa visitar! Você não irá se arrepender.


Adquira nossos pacotes de viagens. Você com certeza irá encontrar uma solução que se adeque as suas necessidades e desejos.




Fraga Viagens & Turismo, aqui é informação para todas as suas aventuras!


Contatos:


+55 12 98120-3299 (WhatsApp e ligações)








 
 
 

Comentários


Consulte-nos agora

Fraga Viagens & Turismo

Rubião Junior 238 Sl 11 Centro - SJC/SP (agendamento).

+55 12 33464495

Face e Insta - @fragaviagens  

* Temos serviços de atendimento presencial exclusivo.

CNPJ:31.634.811/0001-78 

cadastur.jpg
selo cadastur imagem.JPG
selo do turismo seguro.jpeg
  • Facebook da Fraga Viagens
  • Instagram da Fraga Viagens

Success! Message received.

bottom of page