10 dias desbravando o sul da Bahia - Parte 01
- Deborah Fraga
- 11 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Costa das Baleias e do Descobrimento aqui vamos nós!

E mais uma vez vamos redescobrir o Brasil com seus mil encantos de paisagens naturais nesta maior costa que banha nosso país. O estado da Bahia possui mais de 1000 quilômetros de costa e é subdividido em pequenas regiões que compõem suas características principais na área turística.
Dentre a que visitamos está separado pela Costa das baleias no extremo Sul onde visitamos: O Prado (Hospedagem), Cumuraxatiba, Alcobaça, Pontal de Corumbau e Caraívas.
Pleno Carnaval na terra do gingado e Axé absoluto nada foi mais enigmático que a bela costa visitada nestes dias de agitação do povoado do Prado. O início da aventura começa com um vôo para a cidade de Vitória capital do Espirito Santo e locação de veículo categoria 4x4 SUV (Realizado com a CVC, pela Movida) para suportar as futuras estradas de barro e areia que virão pela frente.
Pé na estrada e realizamos em meio às músicas e belas paisagens do caminho um percurso de 7 horas até o município do Prado (530 km) onde nos hospedamos em região central da cidade (Air BNB) aos cuidados da Sra. Lucia que nos recebeu com muito carinho e nos atendeu prontamente no local. Proprietária de 2 Kitnets simples (decorada) a duas quadras da igreja Central e poucos metros do Porto (cais) da cidade.
Chegada em pleno carnaval (04/03) a cidade é movida por atrações locais para animar o município e seus visitantes. Nada comparado as grandes capitais do movimento a cidade ofereceu trios elétricos e pequenos blocos animando os foliões da região, mas nossos olhos só pediam cama e uma boa janta.
Dia seguinte vamos ao encontro do município de Cumuruxatiba, um pequeno vilarejo charmoso a 39 Km do Prado, sentido norte, nos deparamos com a estrada de terra para batizar o início desta aventura pela costa Baiana. Nosso primeiro contato visual foi na Praia do Mirante ainda no Prado caminho ao nosso destino. Deparamo-nos no alto de uma falésia com os olhos estarrecidos com o verde do mar das águas desta bela Praia.
Aqui ao alto paramos perplexas com o encanto da natureza em suas formações rochosas no encontro com o mar e pensamos... “ O nosso mundo é MAGNÍFICO!”
Estes são daqueles momentos em que você para, respira, agradece, ama e depois pensa o quanto é importante o dom da vida. Ter a oportunidade de desenvolver todos seus sentidos em um único momento e perceber a grandeza de poder enxergar tanta beleza, sentir o vento em harmonia com o clima, cheirar a brisa salinizada tomando conta de cada poro do seu corpo e poder caminhar sobre este pequeno pedaço de chão tão importante em todo universo.
Na rotina do dia a dia por muitas vezes não entramos em reflexão com a importância de atos simples na apreciação das coisas e pessoas em nossas vidas e assim deixamos de valorizar a magnitude dos feitos e locais que fazemos parte.
No início desta pequena jornada o melhor acontece neste cenário esmeralda provocado pelo mar desta região. O encontro com aquela sensação maravilhosa de gratidão que emana em total FELICIDADE dentro de cada um de nós.
Continuação de nosso itinerário chegamos em Cumuruxatiba e nos acomodamos. Aqui estacionamos nossos pertences, desligamos o relógio e viramos literalmente peixes. Num mar de ondas calmas que mais se assemelha a uma piscina e aqui nos esquecemos do tempo e assim paralisamos sozinhas para desfrutar. Pouco distante das barracas comerciais, curtimos a areia, as Ostras do Sr. Edvaldo, a famosa água de coco e nossas geladas prontamente preparadas no reforço da hidratação.
Fim de tarde no retorno ao Prado nós paramos a vila local em restaurante com prato típico e jantamos para volta da nossa hospedagem.
Observação importante deste restaurante "SAMBURÁ DUZE" é que atendia a várias iguarias culinárias mesmo para quem é vegetariano ou possui algumas restrições alimentares. Uma coleção fantástica de cachaças e bebidas locais para degustação.
Terceiro dia e damos início a um passeio local no Recife de Guaratiba, localizado a uns 40 Km da costa do Prado, saindo pelo rio Jucuruçu acompanhada pelo nosso capitão indicado pela PradoTur, agência local administrada por Luiz António e consultor Diego que nos recebeu prontamente na cidade. Aqui temos a garantia de variadas opções de passeios incluindo a de Abrolhos (reserva ecológica no meio do oceano) com saída por Cumuruxatiba (Lancha ou Catamarã).
Aqui realizamos o desejo de nossa grande amiga Thamara Pereira que mal atracou o barco no recife e saltou para mergulhar com os peixes e foi em busca de suas tartarugas marinhas.
Aqui demos umas voltas nas rochas locais e seguimos no mesma ação realizando o mergulho com snorkel por umas 3 horas em caças ao mundo marinho com seus peixes multicoloridos e fauna privilegiada deste local solitário aos olhos. Nada além do mar e da companhia de 02 barcos faziam parte deste belo cenário no oceano atlântico.
Como dizia meu grande compositor Dorival Caymmi em “O Bem do Mar":
“O pescador tem dois amor Um bem na terra, um bem no mar
O bem de terra é aquela que fica
Na beira da praia quando a gente sai ........
A continuação desta aventura termina com um passeio pela Vila do Prado, descansando o corpo queimado da tarde com um belo sorvete de frutas locais e compra de lembranças na região. Partiremos dia seguinte rumo à cidade de Caraívas (passagem) com destino à costa do descobrimento mais ao norte onde iremos pernoitar por Cabrália na praia de Coroa Vermelha.
Esta aventura de só 3 dias relatados está só começando.
Viajantes e Turistas: Cristiane Santos, Thamara Pereira e Deborah Fraga.













































Comentários